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Prova de vida digital do INSS

Os segurados selecionados pelo órgão começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.

A prova de vida digital será feita nos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão.

Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. 

Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

O procedimento será feito da seguinte maneira:

  • Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela.
  • Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.
  • O aplicativo Meu.gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista.
  • Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular será aberta e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.
  • O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar
    se a biometria deu certo.

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado.
Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.
Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento, mas esta será a primeira vez que o usuário poderá fazer o procedimento com a câmera do celular.
Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

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