Meira Contadores Associados

30 anos contabilizando empresas de sucesso!

Entenda como o Pix pode substituir o dinheiro em espécie no futuro

Especialista explica a possibilidade do PIX ser usado para mais funções além de pagamento e substituir o dinheiro em espécie no futuro.

Para Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, é possível que, no futuro, o Pix seja usado para muito mais do que apenas pagamentos e transferências bancárias, apesar do Brasil ainda estar distante da realidade cashless, ou seja, utilizar menos o dinheiro em espécie.

“No futuro, o que podemos imaginar é algo parecido com o que já aconteceu em outros países. O Pix funciona como uma identificação, ali estão os seus dados cadastrais. A tendência é que no futuro as pessoas passem a usar o Pix como ingressos de shows. Ele também pode substituir o ticket do metrô, e por aí vai”, citou em entrevista.

O especialista lembrou que a impressão do dinheiro em espécie tem um custo alto para o Banco Central, além de um risco maior de ser levado em assaltos ou outras formas de extravios.

Mas se o Pix pode ameaçar de certa forma a moeda em papel, o “dinheiro plástico” dos cartões está mais seguro.

“Em relação ao cartão de crédito, a zona de intersecção é menor porque há o parcelamento, é um outro tipo de relacionamento, mas o impacto no cartão de débito pode ser grande”, ressaltou o especialista.

Fonte: CNN e Contábeis

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido !!
Não copie. Direitos Reservados